1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!.

sábado, 12 de setembro de 2009

Dengue - Cuidado com ela

A Dengue PODE MATAR
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas se infectem com a dengue por meio do mosquito Aedes aegypti anualmente em mais de 100 países. Cerca de 550 mil pessoas contaminadas necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da doença a cada ano.
O que é Dengue?
A Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.


A Dengue na forma clássica se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

O que é Dengue Hemorrágico?
Dengue hemorrágico é uma forma grave de Dengue. No início os sintomas são iguais ao Dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de Dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.

Qual a Causa?
A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do
mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.
O Aedes aegypti
O mosquito é considerado um animal urbano, que se reproduz em depósitos de água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas.
Macho e fêmea se alimentam da seiva das plantas, mas é a fêmea que pica o ser humano em busca de sangue para maturar seus ovos. Os ovos do mosquito podem sobreviver um ano em ambiente seco, enquanto esperam a estação seguinte de chuvas para formar novas larvas, que se transformam em mosquitos em um período de apenas cinco a sete dias.

Como Tratar?
Não existe tratamento específico para Dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido, como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas devem ser tratados segundo a orientação do seu médico. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias. Nunca dê ou tome remédios sem a indicação do seu médico.

Sintomas
A doença pode apresentar três formas:

1. Dengue clássica – a mais comum, provoca febre, dor de cabeça, mal-estar generalizado e dores musculares;

2. Dengue hemorrágica – inicia-se como a forma clássica, porém, depois de três a cinco dias a febre cede. Depois de dois dias ausente, a febre volta, acompanhada de manifestações hemorrágicas na gengiva, na pele e de dores abdominais fortes;

3. Síndrome do Choque da Dengue – inicia-se como a forma clássica, porém, depois de três a quatro dias, o paciente evolui com queda da pressão, sudorese intensa e distúrbio de atenção devido ao baixo fluxo sanguíneo. Essa forma é bastante rara, especialmente na dengue primária (a primeira vez em que se tem dengue).

Os sintomas da Dengue podem ser confundidos com os de inúmeras outras doenças como leptospirose, sarampo, rubéola e, até mesmo, gripe.

Febre, prostração, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dor atrás dos olhos e dores musculares generalizadas são as queixas mais comuns. O diagnóstico preciso pode ser feito por meio de exames laboratoriais.

- Dor de cabeça e nos olhos;
- Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);
- Dor nos músculos e nas juntas;
- Manchas avermelhadas por todo o corpo;
- Falta de apetite;
- Fraqueza;
- Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros" (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente.


0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin