1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!. 1,2,3,4, SER LOBINHO É UM BARATO!!! 4,3,2,1, MAS NÃO É PRA QUALQUER UM!!!.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jornada Escoteira

Dicas para Jornadas



Em todas as jornadas todo o material deve estar alojado dentro da mochila.


Jornadas
Durante as jornadas esteja preparado para tudo, chuva, garoa, ventos, de –7º a calor de 45º, mormaço escaldante, não lute contra a natureza e sim integre-se a ela.

Paradas
Durante a jornada caminhe uma hora e pare por dez ou quinze minutos, na terceira parada descanse por trinta minutos e assim sucessivamente até o fim do percurso, ( padrão militar). Com tempo frio diminua o tempo das paradas para 3 ou 4 minutos para não esfriar os músculos, e aumente o numero de paradas.

Roupa da jornada
Uniforme completo com cobertura, em geral é muito bom para caminhadas mas em alguns casos é melhor com bermudas, ou uma calça de moletom de cotom, e meião escoteiro por cima, chapelão, boné ou ainda amarrar um lenço na cabeça para evitar que o suor caia nos olhos.

Mochila
A mochila deve ser nylon com encosto de fibra ou armação com cinta e bolsos externos tipo cargueira com no mínimo capacidade de 75 litros, a montagens da mochila á muito importante, comece colocando no fundo o saco de dormir, ponho, a roupa de reserva, no centro coloque as panelas o prato envolva-os com parte da barraca, em seguida a alimentação o cantil, etc, deixe os bolsos para materiais que possam usar durante a jornada se tiver que levar as varetas da barraca coloque-as dentro da mochila em um canto. Todo material colocado na mochila deve ser alojado dentro de sacos plásticos. Cuidado com o ajuste da mochila ela deve ficar bem encaixada no corpo, evite levar coisas penduradas por fora, pois podem enroscar facilmente, ela deve ficar no máximo com 1/3 do seu peso.

Sacos de dormir
De tamanho ideal para dormir à vontade sem aperto de preferência com sacola de compactar, existem sacos impermeáveis que suportam temperaturas de ate –10 º, é aconselhável levar um isolante para que o saco de dormir não fique úmido e haja um maior conforto ao dormir, pois em jornadas o descanso e essencial.

Capa de chuva
E indispensável para todas as atv externas, existem modelos tipo poncho mais resistentes, ou mesmo aquelas simples tipo estádio, em ultimo caso usar um saco de lixo com 3 furos, para as mochilas que não forem impermeáveis existem capas próprias.

Cantil
Nunca esquecê-lo, existem muitos tipos de cantis, os aconselháveis são os térmicos leves e que não atrapalham de lona tipo dromedário para transportar dentro da mochila com capacidade mínima de 3 litros.

Sapatos
Os sapatos para caminhada devem ser usados, confortáveis e de solado aderente de preferência a prova de d’água e que protejam os tornozelos tipo montanha, levar um par de sapatos de reserva ou os que esta usando de total confiança. Nunca caminhe com os pés molhados ou úmidos sempre com os pés secos e hidratados só assim não criarão bolhas, sempre cortar as unhas bem curtas. Use no mínimo 3 pares de meias se as meias molharem troque-as e isole a umidade do calçado com sacos plásticos.

Agasalho
O agasalho deve ser de nylon tipo jaquetão, pois protege bem do frio e do vento, não esqueça das luvas de couro.

Faca
Uma faca tipo escoteiro é o suficiente, não há necessidade de nada grande e pesado, em muitas jornadas dependendo do terreno um canivete e o suficiente.

Material de higiene
Uma toalha de rosto, escova de dentes, um sabonete e um creme dental para cada grupo de 6 e o suficiente, nunca esquecer sacos de lixo e papel higiênico.


Roupa de reserva
Poncho 3 pares de meias, 1 calça de moletom de cotom, 1 camiseta, uma troca de roupa de baixo. Para locais frios minhoca, meias de lã, camisa de flanela, calça de nylon.

Iluminação
Para caminhadas curtas pode-se levar um lampião descartável, mas para as longas uma lanterna de duas pilhas basta, existem lanternas de colocar na cabeça que são muito práticas, não esqueça de levar lâmpada de reserva e pilhas.

Remédios pessoais
Nunca esquecer hidratante para os pés, hipoglós ou drenisom n, para assaduras, uma pomada antialérgica, óculos escuros, repelente de mosquitos, hidrafil ou manteiga de cacau para que os lábios não rachem no frio, todos os remédios alojados em saco tipo zip em local de fácil acesso.

Documentos
Documentos pessoais, passagens, dinheiro, etc devem ficar dentro de um saquinho tipo zip no bolso do uniforme ou na pochete.

Material de alimentação
Prato plástico ou alumínio e uma colher é o suficiente, para longos percursos, a caneca é substituída pelo cantil e o garfo e dispensável.

Material comum a todos os participantes
Dividir o material igualmente entre todos os participantes.
Uma barraca iglu para cada três.
Um toldo 3x4.
Lampião descartável ou a carbureto.
Fogareiro descartável e refil para cada alimentação.
Uma panela
Para trilhas perigosas cordas, cadeirinhas, mosquetões, etc.
Caixa de 1º socorros completa e sacos hipodérmicos.

Alimentação
À alimentação deve ser estudada minuciosamente para cada tipo de atividade, o cardápio deve ser apropriado para o clima mas deve ser bem dosado para alimentar, sustentar e não pesar no estômago.Para caminhadas longas e aconselhável comer algo a cada duas ou três horas, mastigar chiclete, balas de goma chocolate, uva passa, bananinhas, são muito boas pois tem alto teor de potássio (evita as câimbras), certos alimentos ajudam a passar a sede e dão animo.

Algumas sugestões:
Para jantar o sopão tradicional, arroz com salsichas em lata, miojo com almôndegas em lata, um chá quente e umas pipocas é bom para encerrar a noite.
Almoço, um lanche reforçado e leve, coloque queijo tipo provolone, salame, copa, bacon, etc cortado bem pequeno, algumas pessoas gostam de pão tipo italiano, pois este dura dias embrulhado em celofane ou papel alumínio.

Obs: Para longas caminhadas não se deve levar nada fresco ou dentro de geladeiras, leite em caixinhas, garrafas de refrigerantes, salgadinhos, pão fresco ou de forma, nada que amasse, estrague ou azede, para levar sal, óleo, temperos, etc, tubos de filmes fotográficos são ótimos.

Mapas
A patrulha deve levar mapas de todo o percurso, material para mapear o caminho, panfletos ou materiais informativos do local, saber os locais de apoio, pontos de informações próximos, telefones mais próximos, etc, enfim tudo que possa ajudá-lo na jornada e nunca esquecer de agradecer qualquer pessoa que o ajude por menos que for a ajuda ou informação.

Necessidades Fisiológicas
Quando não houver banheiro, fazer um local reservado e distante de cursos de água, sempre tomando o cuidado de cobrir para evitar contaminação, doenças e mau cheiro.

Lixo
Sempre levar de volta e quando possível juntar o lixo que outros deixaram para trás, contribuindo assim para a despoluição da natureza, evite levar garrafas de vidro pois o vidro não é um material biodegradável.

Acampamentos
Procurar um local em que sua instalação cause o menor impacto possível ao meio ambiente. Não abrir novas clareiras. Evitar de fazer valetas em volta da barraca ou fogões de trincheira, não cortar vegetação, evitar ao máximo fazer fogueiras pois o risco de incêndio e muito grande em algumas áreas leva a degradação da vegetação local prejudicando o equilíbrio da natureza.

Atenção Especial
Nunca levar nada que não for essencial para jornadas, apos algumas horas de caminhada 1 grama pesa 1 kg. Atenção, com o suor se da a perda de potássio, podendo vir a dar câimbras, para repor o potássio, coma alimentos salgados, ou um pouco de sal, pode ser substituído por tabletes de caldo em cubos mastigados aos pedacinhos ou como caldo para aquecer.
Mantenha as mãos sempre livres.
Nunca corra riscos que não forem estritamente necessários.
Deve-se sempre andar na velocidade do mais lento, nunca deixar ninguém para traz.
Atenção para que no inicio da jornada não sair em disparada, manter um ritmo constante e o correto para chegar ao final.
Andar sempre em fila indiana separados aproximadamente 2 metros um do outro.
Em estradas ande sempre do lado esquerdo da pista.
Nunca invada propriedade particular.

Compras de material
Antes de comprar materiais de jornadas, pesquise bem, veja em primeiro lugar a qualidade pois materiais de má qualidade podem deixá-lo em grandes dificuldades na hora que mais precisar, antes de comprar consulte lojas especializadas.

Aproveite bem estas dicas que poderão tirá-lo de muitas dificuldades.

As grandes aventuras estão aí, aproveite-as.

15 comentários:

pucca_punckk disse...

muito bom o seu blog
eu tb sou escoteira !!!!!!!1
lah na bahia !!!!!
bom sempre alerta

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, gostei das dicas de jornada.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog... eu farei uma jornada em dezembro e espero q sua postagem me ajude muito e q seja muito legal!

Anônimo disse...

Entãoo néh ....eu tbm vou fazer uma jornada em dezembro com o anonimo ai de cima !
valeu pelas dicas, adorei o blog .

Anônimo disse...

vlw pelas dicas,eu tbm vou fazer uma jornada com os dois anonimo ai de cima!! brigadão pelas dicas.

léléu disse...

tbm irei fazem uma jornada com eles 3 de cima obrigado pelas dicas! otimo blog.

Anônimo disse...

Pergunta: Se encontrar um leão no meio do caminho, qual as prossedencia a ser feita ?
Obs: Os quatro ai de cima foram fazer a jornada hj, espero que não encontrem um leão... hehe.

Anônimo disse...

a procedencia é correr :D

Anônimo disse...

Aii a jornada foi ótima nao teve leao nao vio meu querido anonimo xokaspxksopxxkoxksxk , como diz o anonimo ai de cima a procedencia é correr , mas correr de um leao aa isso é tenso hein !! xD

Anônimo disse...

Cara..acampar é a coisa mais gostosa que temos para fazer..

entre no meu site..

Obs:construção

blogadosv.webnode.com.br

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, sou sênior do 30º Tuidara de Osasco-SP.

Anônimo disse...

Sou escoteira, de Mato Grosso!
Muito bom o blog!!
Informações bem úteis!
Parabéns!

ESCOTEIROS EM AÇÃO disse...

mt bom o blog, gostei das dicas. Sou chefe há algum tempo. 2º PI - GEES - Piauí.

Chefe Lúcia disse...

Muiitooo booommm o blog, Chefe. Aproveitei muita informação e coloquei os créditos para vc. Seu blog vai virar fonte de consulta. rsrsrs. Sempre Alerta. 66SP/Grupo Escoteiro Amizade.

sonia biacca disse...

ótimas orientações. Pode me ajudar a programar uma. Tenho 06 jovens para a jornada de travessia. Sem muito conhecimento de bussola e atividades de aventura, mas gostaria de proporcionar um pouco desse escotismo maravilhoso antes que mudem de ramo.Fazer uma jornada de 10 km com pequeno percurso de gwivell, não teremos tempo até 06 de maio para praticar essa técnica. Talvez tenha pernoite.Gostaria de dar a eles algo no caminho bem legal.Se puder me ajudar agradeço. sonia_mopy@hotmail.com

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin